CEMEFEL realiza processo de digitalização de documentos históricos do Curso de Educação Física em Muzambinho

centro de memoria

O Centro de Memória da Educação Física, Esporte e Lazer do IFSULDEMINAS- Campus Muzambinho foi criado em 2011 com o objetivo de tratar e gerenciar documentos de valor histórico referente ao curso de Educação Física na cidade de Muzambinho e região. O CEMEFEL é responsável pela organização, salvaguarda e conservação de documentos históricos, assim como a disponibilização do acervo para consulta pública.

Seu acervo é constituído por fotos, filmes, documentos textuais, livros de atas, documentos contábeis, coleção especial de livros e Trabalhos de Conclusão de Curso, tanto do curso de graduação, como de pós-graduação. Todos esses arquivos são referentea aos anos de existência da Escola Superior de Educação Física de Muzambinho (ESEFM). A antiga faculdade funcionou entre 1971 a 2010.

Nos últimos oito anos o curso de Educação Física está sob responsabilidade do IFSULDEMINAS- Campus Muzambinho, período este que está sendo devidamente registrado para continuar a tradição de formação e pesquisas históricas na instituição. Atualmente, o seu acervo está passando pelo processo de digitalização para garantir a preservação das informações presentes nos documentos. O projeto é coordenado pelo professor Mateus Camargo Pereira e possui como bolsista a estudante Nara Rachel Salvador Cardillo.

Texto: Nara Rachel Salvador Cardillo e Mateus Camargo Pereira
Revisão: Carol Negrão