Acervo do CEMEFEL abriga livros raros e coleção especial

O acervo do CEMEFEL é depositário de valiosa coleção de obras relacionadas à Educação Física e áreas que compuseram o corpo acadêmico do curso. São aproximadamente 500 títulos entre livros, periódicos, teses, dissertações, Trabalhos de Conclusão de graduação e pós-graduação. Todo o acervo de coleções especiais é fruto de doações e compras. Alguns são títulos raros, de uma época que pouco se produzia na área no Brasil, sendo obras em inglês, alemão, francês e espanhol. São especiais pela data, autor, encadernação, conteúdos ou mesmo pela circunstância de aquisição.
Logo no início do processo de criação da Fundação Educacional Muzambinho (FEM), o Dr. Antero Veríssimo da Costa enviou cartas a várias editoras solicitando doação de livros para montar a biblioteca da futura Escola Superior de Educação Física de Muzambinho (ESEFM), já que no momento a FEM não possuía recursos disponíveis para aquisição de uma biblioteca. Tal cenário inviabilizaria a autorização para a instituição iniciar suas atividades, pois se tratava de um requisito obrigatório para o MEC. Exigia-se que a mesma possuísse um determinado número de livros da área de esportes e saúde.

Entre os documentos históricos da FEM, encontra-se a resposta de uma das editoras que enviou uma pequena coleção de livros que atualmente fazem parte do acervo do CEMEFEL. Trata-se de livros de edição limitada, ou seja, com poucos exemplares existentes. Algumas obras pertencentes ao acervo foram doadas pelo próprio Dr. Antero, exemplares estes que foram retiradas de sua biblioteca pessoal e também exemplares doados pelo Prof. Herbert de Almeida Dutra, ex-professor e ex-diretor da Escola de Educação Física de Minas Gerais (EEFMG), e um dos fundadores da Escola de Educação Física da UFMG.

Essa coleção se diferencia por algumas características, tais como: conteúdo, tipo de confecção, material utilizado, exemplar único, entre outros. Ainda que não sejam consideradas raras, merecem preservação e armazenamento especial. O CEMEFEL está preparando essa coleção especial para um futuro processo de digitalização para acessos e consultas públicas. Além do valor histórico inestimável, pois são provas da grandeza da obra da ESEFM e da atuação de seus fundadores, permite um olhar científico sobre a transformação por qual passou a ciência mundial, especialmente dos estudos sobre o corpo humano e o ensino das modalidades esportivas e ginásticas.

Texto: Nara Rachel Salvador Cardillo e Mateus Camargo Pereira
Revisão: Carol Negrão