Membros

Coordenador

Mateus Camargo Pereira

Mateus Camargo Pereira

Licenciado em Educação Física pela Faculdade de Educação Fisica da Unicamp (2002) e mestre em Educação pela Faculdade de Educação da mesma universidade (2006). Atuou como professor no ensino fundamental e médio na rede estadual de ensino de São Paulo (2006/2008), nas redes municipais de Vinhedo (2007/2010) e Campinas (2010). Entre 2008 e 2010 atuou como professor no projeto social Alquimia Jovem, do Instituto Rhodia. Atualmente, é professor efetivo do IFSULDEMINAS - Campus de Muzambinho, é coordenador do Centro de Memória da Educação Física, Esporte e Lazer do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho (CEMEFEL). Tem intensa atuação na formação de professores de Educação Física, lecionando nas disciplinas História da Educação, História da Educação Física, Sociologia e Antropologia da Educaçao Física, Filosofia e Ética da Educação Física, Didática da Educação Física, Estágio Curricular Supervisionado I, II e III (ensino infantil, ensino fundamental I e II e ensino médio). Também é coordenador do PIBID do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho (sub projeto educação física) de 2012 até a abril de 2016. Membro do GTT Memórias da Educação Física do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. Doutorando em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (UNESP de Rio Claro) , com bolsa da CAPES (Pró-doutoral).

Para visualizar o currículo lattes, clique aqui.

Ex-membros

Ex-bolsista

LetIcia de Paula Nascimento

Letícia de Paula Nascimento

Acadêmica do curso superior de Bacharelado em Educação Física pelo IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, foi bolsista de extensão do CEMEFEL entre 2015 e 2016. Nesse período desenvolveu projeto de pesquisa sobre a abordagem histórico-social no ensino do Voleibol. O trabalho, de título ''Historicizando o Ensino do Voleibol'', rendeu além de resumos apresentados em eventos da área, uma cartilha dirigida a professores da Rede Básica de Ensino, a qual foi apresentada ao Núcleo Institucional de Pesquisa e Extensão do Campus Muzambinho como registro de conclusão da pesquisa. Nos anos posteriores, a estudante atuou ainda como professora bolsista no projeto "Vida Saudável", promovendo atividade fÍsica para idosos da comunidade muzambinhense e também como estagiária dos Laboratórios Integrados de Tecnologias Aplicadas à Saúde e ao Esporte, onde fez pesquisa voltada à área de avaliação física.

Para visualizar o currículo lattes, clique aqui.

foto amanda1

Amanda Souza de Oliveira Gonçalves

Foi bolsista de Iniciação Científica entre 2011 e 2012 com o projeto "Centro de Memória da Educação Física, Esporte e Lazer do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho (CEMEFEL/IFSULDEMINAS): a memória de professores, funcionários e estudantes da Escola Superior de Educação Física de Muzambinho (ESEFM) / (1971-1974)". Durante o seu projeto entrevistou ex-professora, servidora e estudante da ESEFM (entrevistas transcritas no link https://www.muz.ifsuldeminas.edu.br/cemefel/index.php/depoimentos. Sua pesquisa desdobrou-se no trabalho de conclusão de curso "Histórias da Escola Superior de Educação Física de Muzambinho (ESEFM) / (1969-1974)" disponível no link https://www.muz.ifsuldeminas.edu.br/index.php/estrutura/biblioteca/biblioteca-digital/2236-trabalhos-de-conclusao-do-curso-superior-em-educacao-fisica-2013. Atualmente, atua como professora de educação física na rede estadual de Minas Gerais na cidade de Monte Belo e como professora de ginástica e musculação em academia da mesma cidade. Concilia suas atividades profissionais com a maternidade de Elisa e Gabriela, esta última nascida durante a sua graduação.